sábado, 8 de maio de 2010

Os ignorantes não leem

Parece que foi ontem minha 3ª série da escola. Ainda me lembro muito bem dos rostos curiosos que se voltavam a mim quando eu, com os meus 8 anos, andava, pra cima e pra baixo, com meu exemplar de 1200 páginas do Senhor dos Anéis do sulafricano J.R.R. Tolkien. Não, XDD eu não era uma criança nerd. o.O Pulava e brincava como todas as outras. Porém, já naquela época, eu começara a perceber que era um dos poucos que cultivava o hábito da leitura e, infelizmente, hoje sei que pertenço a uma juventude que não só lê pouco, como também, tem horror a fazê-lo.

Horror mesmo. Sem exagero. Milhões são os que entrariam em pânico se fossem incumbidos de ler alguma obra. Milhares são os que, antes de julgarem um livro pela capa, o julgariam pela largura. Inúmeros são os que nunca leram um livro por achá-los “chatos”, “monótonos”... E quanto mais pesquisamos sobre tal assunto, mais percebemos que incontáveis mesmos são as desculpas que o jovem dos dias de hoje tem para não ler: linguagem difícil, dificuldade em abstrair, falta de tempo, falta de figuras...

Obviamente, desculpas injustificáveis. Que só não são mais injustificáveis do que o fato dos pais e da escola, teoricamente os que deveriam ter acrescido o hábito da leitura a suas crianças, serem os maiores responsáveis por esse grotesco desábito. Foram estes que, mesmo sabendo da importância da leitura para a formação, não só profissional, quanto humana, da geração vindoura, trataram com descaso este bom costume há tanto mantido por nossos antepassados.

Infelizmente, além de muitos não o difundirem, também não vêem os poucos que cultivam tal hábito como exemplos a serem seguidos. Ao invés disso, os tratam irracionalmente como anormais. Como pessoas que preferem trocar a vida real por uma fictícia. E assim, através de um grosseiro preconceito, com maus olhos vêem este hábito. Desta forma, torna-se extremamente difícil a reimplantação da leitura na cultura deste novo século e a nossa perspectiva de mudança cada vez mais sombria.

Com certeza, uma das piores formas de se viver é viver sem perspectiva de mudanças. Totalmente pessimista, percebo que é do desejo de nossa sociedade capitalista que a leitura, não só seja escassa, como também restrita. Não é muito difícil deduzir que uma sociedade que lê, torna-se culta. Por sua vez, um povo culto não é interessante aos nossos governantes e empresários, que vêem nos ignorantes sua fonte de renda. E assim, na velha política do Pão e Circo, nosso povo se vê condenado à ignorância eterna. Pior de tudo, é saber que os ignorantes, que deveriam saber disso, nunca saberão de minhas palavras, ou das de qualquer um que se importe com a leitura do país, mesmo se este texto fosse publicado em um jornal. Pois afinal, os ignorantes não lêem.

2 comentários:

Hannah Corrêa disse...

hauhaua ...Muito bom...isso é verdade>.< ... mais vale dos pais darem o exemplo ^^

Unknown disse...

Excelente!! Em pensar que tenho algum mérito por isto...hehehhe